VISÃO GERAL Empresa Foz do Brasil Cachoeiro (Antiga Citágua) Área de Negócios Saneamento Básico Web Site http://www.citagua.com.br
SOLUÇÃO VIXTEAM A Vixteam desenvolveu um projeto no qual o funcionário da Citágua irá apenas uma vez à residência do usuário: de posse de um Personal Digital Assistence (PDA), ele fará a leitura do consumo e, por meio de uma impressora portátil, poderá emitir a conta na mesma hora.
Situada no sul capixaba e com população de 200 mil habitantes, Cachoeiro de Itapemirim é uma das primeiras cidades brasileiras a solucionar as questões de saneamento básico, através da parceria entre a iniciativa privada e o poder público. Em 1998, após concorrência pública, o município concedeu esses serviços à Foz do Brasil, que apresentou melhor plano de investimentos, além de tarifas mais baixas. Cachoeiro também foi o primeiro município do país a implantar uma agência reguladora dos serviços de saneamento: a AGERSA – Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim. Nos dez anos de atuação em Cachoeiro de Itapemirim, a Foz do Brasil elevou a coleta do esgoto em 21% - de 75% para 96% e ampliou o tratamento de esgoto em 81% - de 5% para 86%. Ao longo desse período, por meio do Programa Rio Vida, foram construídos 12 km de interceptores, 10 km de coletores tronco e 88 km de redes coletoras de esgoto. Foi criada ainda uma Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade de 560 litros por segundo. O programa permitiu a retirada de 21 milhões de litros de esgotos que, antes, eram despejados diariamente no Rio Itapemirim. DESAFIO A situação era caracterizada pelo falta de eficiência do sistema. Haviam os seguintes problemas: Os módulos que atendiam os processos de Cadastro, Faturamento, Arrecadação e Atendimento a Clientes não possuíam integração nenhuma o que ocasionava retrabalho e pouca funcionalidade no momento de utilizá-los; Em 2001 a empresa já possuía um Call Center para atendimento de reclamações, serviços e dúvidas. O módulo de atendimento não proporcionava funcionalidades para registro e controle das solicitações dos clientes; A performance das rotinas do processo de Faturamento era insatisfatória; O custo da solução se tornou caro e sem perspectiva de retorno para a empresa; Os usuários da solução estavam insatisfeitos.
SOLUÇÃO A solução para gestão comercial e atendimento ao cliente encontra-se totalmente implantada. A Vixteam desenvolveu um projeto no qual o funcionário da Citágua irá apenas uma vez à residência do usuário: de posse de um Personal Digital Assistence (PDA), ele fará a leitura do consumo e, por meio de uma impressora portátil, poderá emitir a conta na mesma hora. A comunicação entre o coletor ou o PDA e a impressora será feita preferencialmente usando a tecnologia Bluetooth, uma interface sem fio. O sistema garantirá agilidade e ganho de produtividade ao cliente – poderá ser estendido para outras equipes de campo, que atuam na prestação de serviços e no atendimento aos consumidores da Citágua.
BENEFÍCIOS
Redução de custos; Gestão completa do processo de faturamento e arrecadação da empresa; Gestão e otimização do processo de atendimento aos clientes. Desde o momento do registro até o fechamento da ordem de serviço; Banco de dados centralizado que facilita a integração completa com os outros sistemas; Performance satisfatória nas principais rotinas de processamento; Usuários satisfeitos com a ferramenta.
FUNCIONALIDADES
A metodologia de desenvolvimento foi baseada nas melhores práticas de desenvolvimento de software Orientado a Serviços, adequado ao domínio da aplicação e adaptadas ao projeto, garantindo a condução, controle e qualidade satisfatória. Foi utilizada em todos os processos do ciclo de desenvolvimento a linguagem de modelagem UML para especificar, visualizar, documentar e construir artefatos do processo de desenvolvimento.
ARQUITETURA
Arquitetura Orientada a Serviços utilizando a .Net Framework 2.0, .Net Compact Framework 2.0, Asp.Net 2.0, MS SqlServer CE (agente) e MS SqlServer (servidor).
COM A PALAVRA, O CLIENTE “Com a parceria que firmamos com a Mobteam, vamos agilizar o processo de leitura e emissão de contas, o que significará mais produtividade e menos tempo de faturamento.” Paulo Rogério Souza Pimenta, Supervisor de informática da Citágua.
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