Samarco - Consolidação de Indicadores

Categories: Casos de Sucesso, Sistemas, Consultoria
Samarco - Consolidação de Indicadores

VISÃO GERAL

Empresa
SAMARCO MINERAÇÃO S.A.

Área de Negócios
Mineração

Web Site
www.samarco.com.br

 

SOLUÇÃO VIXTEAM

 Gerar uma integração de informações, por um processo de gestão de informação, de modo a permitir que os critérios ao processo sejam adequados.



 A SAMARCO MINERAÇÃO S.A. é uma empresa de lavra, beneficiamento, pelotização e exportação de minério de ferro. Fundada em 1977, ocupa hoje a segunda posição no mercado transoceânico de pelotas, comercializando 100% de seus produtos para mais de 15 países na Europa, Ásia, África/Oriente Médio e Américas. O controle acionário da Samarco pertence à Companhia Vale do Rio Doce (maior exportadora de minério de ferro do mundo) e à BHP Billiton (terceira maior produtora mundial de minério de ferro), cada uma detendo 50% das ações.

 

DESAFIO

 A consolidação dos indicadores da Samarco tinha como base, planilhas. As informações ora originadas dos sistemas, ora de controle manual não dispunham de rapidez, consistência e disponibilidade adequadas ao processo. Surge a necessidade de integração de informações, por um processo de gestão de informação, de modo a permitir que os critérios ao processo sejam adequados.

SOLUÇÃO

 Atendendo as necessidades apontadas, identificou-se os indicadores e a inter-relação entre eles, consolidando-os em uma única base, estando disponíveis agora dados realizados, planejados e orçados, permitindo rápida disponibilização das informações, mantendo também sua consistência, na integração dos sistemas utilizados pela Samarco, como MES, SAP/BW e BPS. Utilizando o sistema QlikView, acionistas e clientes internos, como diretores, passaram a ter disponíveis os indicadores, a qualquer tempo e qualquer lugar. Podemos destacar, na solução apresentada, a integração do sistema QlikView ao ambiente SAP/BW, tendo ele como base das informações do sistema R/3, de sistema legado MES e entrada manual, utilizando solução SEM/BPS e BSC.

 

BENEFÍCIOS

· Melhora a qualidade da informação e facilita o acesso aos dados;
· Centralização da informação num único local;
· Análise em diferentes pontos de vista, seja por um analista ou engenheiro, seja por um diretor ou acionista;
· Base de dados integrada, facilitando tomada de decisão;
· Análise de projeções e variações por relatórios e gráficos;
· Agilidade no processamento das informações;
· Maior confiabilidade e segurança das informações.

SISTEMAS E FERRAMENTAS UTILIZADOS
 
· Legados por MES e Oracle;
· SAP/R3;
· SAP/BW, BPS e BSC;
· QlikView Professional;
· QlikView Publisher, Server e Connector;

Number of views (5290)/Comments (0)