PETROBRAS – MONITORAMENTO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Categories: Casos de Sucesso, Fábrica de Software, Desenvolvimento
PETROBRAS – MONITORAMENTO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS

 

VISÃO GERAL

Empresa
Petrobras - Petróleo Brasileiro S.A.

Área de Negócios
Exploração e produção, refino, comercialização e transporte de óleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis e outras fontes renováveis de energia.

Web Site:  http://www.petrobras.com.br

SOLUÇÃO VIXTEAM

A fábrica de software da Vixteam atuou na arquitetura e na incorporação do Sistema de Gestão de Integridade de equipamentos, que possibilitou acesso simultâneo ao grande volu­me de informações relacionadas aos equipamentos e aos demais sistemas internos; permitindo a visualização rápi­da da situação operacional de cada um deles; facilitando a integração entre os especialistas que atuam na manutenção e, ainda, suportando todo o processo de monitoramento da integridade.

DESAFIOS

Repensando seu processo de mo­nitoramento de manutenção de equipa­mentos, exploração e produção de óleo e gás, e com o intuito de otimizá-lo, tornando-o mais ágil e completo, a Petrobras percebeu a necessidade de incorporar um novo software para apoiar esse trabalho no Espírito Santo.

BENEFICIOS
Coletar um grande fluxo de informações que chega a 90 milhões de mensagens por dia, permitir que elas sejam re­passadas na ordem de segundos até o operador, possibilitando a identificação da proximidade de uma situação de alerta, emitindo uma análise em tempo real, através de alarmes, demanda um sistema de prontidão diferenciado.

CLIENTE
“A Vixteam participou de forma destacada na entrega de um sistema completo que atendeu todas as necessidades e demandas da empresa. À medida que fomos utilizando o novo sistema, fomos enxergando o real valor desta ferramenta. Nunca antes havíamos tido uma experiência interna da Petrobras com um processo como este. Foi uma iniciativa inovadora, desafiadora e de grande aprendizado, acredito que tanto para nós como para própria Vixteam. O sucesso da ferramenta foi enorme que o sistema passou a ser incorporado por outras unidades da Petrobras, que possuem processos de produção parecidos, como as unidades de operações da Bacia de Campos, Santos e de Sergipe e Alagoas”.

Carlos Eduardo Gastão, gerente setorial de tecnologia de informações e telecomunicação da Petrobras no Espírito Santo

Number of views (1981)/Comments (0)

Tags: