Foz do Brasil Cachoeiro - Mobile Billing

Categories: Casos de Sucesso, Fábrica de Software, Computação Móvel
Foz do Brasil Cachoeiro - Mobile Billing

VISÃO GERAL

Empresa
Foz do Brasil Cachoeiro (Antiga Citágua)

Área de Negócios
Saneamento Básico

Web Site
http://www.citagua.com.br

 

SOLUÇÃO VIXTEAM

 A Vixteam desenvolveu um projeto no qual o funcionário da Citágua irá apenas uma vez à residência do usuário: de posse de um Personal Digital Assistence (PDA), ele fará a leitura do consumo e, por meio de uma impressora portátil, poderá emitir a conta na mesma hora. 
 
  

  Situada no sul capixaba e com população de 200 mil habitantes, Cachoeiro de Itapemirim é uma das primeiras cidades brasileiras a solucionar as questões de saneamento básico, através da parceria entre a iniciativa privada e o poder público. Em 1998, após concorrência pública, o município concedeu esses serviços à Foz do Brasil, que apresentou melhor plano de investimentos, além de tarifas mais baixas.

   Cachoeiro também foi o primeiro município do país a implantar uma agência reguladora dos serviços de saneamento: a AGERSA – Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim. Nos dez anos de atuação em Cachoeiro de Itapemirim, a Foz do Brasil elevou a coleta do esgoto em 21% - de 75% para 96% e ampliou o tratamento de esgoto em 81% - de 5% para 86%. Ao longo desse período, por meio do Programa Rio Vida, foram construídos 12 km de interceptores, 10 km de coletores tronco e 88 km de redes coletoras de esgoto. Foi criada ainda uma Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade de 560 litros por segundo. O programa permitiu a retirada de 21 milhões de litros de esgotos que, antes, eram despejados diariamente no Rio Itapemirim.

DESAFIO

 A situação era caracterizada pelo falta de eficiência do sistema. Haviam os seguintes problemas:

Os módulos que atendiam os processos de Cadastro, Faturamento, Arrecadação e Atendimento a Clientes não possuíam integração nenhuma o que ocasionava retrabalho e pouca funcionalidade no momento de utilizá-los;
Em 2001 a empresa já possuía um Call Center para atendimento de reclamações, serviços e dúvidas. O módulo de atendimento não proporcionava funcionalidades para registro e controle das solicitações dos clientes;
A performance das rotinas do processo de Faturamento era insatisfatória;
O custo da solução se tornou caro e sem perspectiva de retorno para a empresa;
Os usuários da solução estavam insatisfeitos.

SOLUÇÃO

A solução para gestão comercial e atendimento ao cliente encontra-se totalmente implantada. A Vixteam desenvolveu um projeto no qual o funcionário da Citágua irá apenas uma vez à residência do usuário: de posse de um Personal Digital Assistence (PDA), ele fará a leitura do consumo e, por meio de uma impressora portátil, poderá emitir a conta na mesma hora. A comunicação entre o coletor ou o PDA e a impressora será feita preferencialmente usando a tecnologia Bluetooth, uma interface sem fio. O sistema garantirá agilidade e ganho de produtividade ao cliente – poderá ser estendido para outras equipes de campo, que atuam na prestação de serviços e no atendimento aos consumidores da Citágua.


BENEFÍCIOS

Redução de custos;
Gestão completa do processo de faturamento e arrecadação da empresa;
Gestão e otimização do processo de atendimento aos clientes. Desde o momento do registro até o fechamento da ordem de serviço;
Banco de dados centralizado que facilita a integração completa com os outros sistemas;
Performance satisfatória nas principais rotinas de processamento;
Usuários satisfeitos com a ferramenta.

 

FUNCIONALIDADES



A metodologia de desenvolvimento foi baseada nas melhores práticas de desenvolvimento de software Orientado a Serviços, adequado ao domínio da aplicação e adaptadas ao projeto, garantindo a condução, controle e qualidade satisfatória. Foi utilizada em todos os processos do ciclo de desenvolvimento a linguagem de modelagem UML para especificar, visualizar, documentar e construir artefatos do processo de desenvolvimento.



ARQUITETURA



Arquitetura Orientada a Serviços utilizando a .Net Framework 2.0, .Net Compact Framework 2.0, Asp.Net 2.0, MS SqlServer CE (agente) e MS SqlServer (servidor).


 

COM A PALAVRA, O CLIENTE

“Com a parceria que firmamos com a Mobteam, vamos agilizar o processo de leitura e emissão de contas, o que significará mais produtividade e menos tempo de faturamento.”

                                                                           Paulo Rogério Souza Pimenta, Supervisor de informática da Citágua.



Number of views (9643)/Comments (0)

For those fastidious women who want to look good without having the time to go to extra lengths for brazilian hair bundles bring the ultimate in class and service. All your human hair wigs come with an instruction on how to wear and care for them, which ensures that you can enjoy wearing your unit for years together without any damage. Technological advances in lace wigs uk field have ensured that you can handle everything right in the comfort of your home, without visiting a beauty parlor or engaging a lace wigs uk. All additional accessories like wig adhesive, brush, shampoo and conditioners are available right at the stores, making them a one-stop solution for all your lace wigs uk matters. When you have made your choice on the kind of lace wigs, and if you are planned to apply them for many years, you necessitate spending for the fine quality hair system.