ArcelorMittal Tubarão - Novo sistema para placas de aço

Categories: Casos de Sucesso, Fábrica de Software, Sistemas, Sistemas Industriais
ArcelorMittal Tubarão - Novo sistema para placas de aço

VISÃO GERAL


Empresa

Arcellor Mittal Tubarão

 

Área de Negócios

Indústria – Siderurgia (produção de aço)


Web Site

www.tubarao.arcelormittal.com

 

SOLUÇÃO VIXTEAM

Buscando aperfeiçoar o processo de condicionamento de placas de aço da ArcelorMittal Tubarão, a Vixteam Consultoria e Sistemas, em parceria com os Departamentos de Tecnologia da Informação e o Departamento de Tecnologia de Automação, Metalurgia e Laminação a Quente de Tubarão, desenvolveu um novo software para a produtora de aço. A ferramenta tem o objetivo de possibilitar a rastreabilidade completa e permitir o compartilhamen­to de informações detalhadas destas estruturas para todos os envolvidos no processo de produção de placas.


DESAFIO

A implantação desse novo sistema, que está sendo desenvolvido considerando diversas diretrizes da Estratégia Digital definida pelo cliente, dentro do esforço de fazer a manufatura convergir para o conceito de Industry 4.0.


FUNCIONALIDADES

O novo sistema industrial possui um módu­lo que funciona em dispositivo móvel, utilizado pelos inspetores da área de condicionamento, e permite que todas as informações, como resfriamento das placas, localização e posicionamento, espessura, peso, entre outros detalhes, sejam lançadas online pelos inspetores e visualizadas imediatamente por toda equipe do controle e da operação da empresa em seus desktops.

 

“As placas de aço costumam chegar nesta área de condicionamento a mais de 750º. São placas que pesam mais de 20 toneladas e precisam ser resfriadas, depois inspecionadas, para verificar se há alguma falha e se estão nas medidas e espessuras solicitadas pelo cliente, e, por fim, liberadas para expedição. O novo sistema permite que todo esse processo seja rastreado e informado, em tempo real, aos controladores e operadores da empresa”, explica Márcio de Souza Sfalsin, arquiteto de sistemas da Vixteam.

 

O software, além de proporcio­nar mais controle das informações das placas que são produzidas diariamente pela ArcelorMittal Tubarão, gera maior organização dentro da empresa, reduz o tempo operacional e os custos.

 

“Com essa ferramenta otimizamos todo o processo a ponto de melhorar con­troles e aprimorar a gestão ao longo de todo fluxo. Acertando mais, sendo mais precisos, reduzimos nosso lead time operacional e tornamos nosso processo mais eficiente e sustentável”, explica o especialista de desenho de processos da ArcelorMittal Tubarão, Márcio José Leal Rodrigues.

 

O supervisor da produtora de aço, Luiz Alberto Moreira, avaliou o novo sistema e tem se surpreendido com os resultados. “O sistema está introduzindo mais robustez ao nosso controle de rastreabilidade.  Com essa ferramenta percebemos que o fluxo de todo o processo funciona melhor, mais ágil e sem erros. Trabalhar com a Vixte­am nessa construção foi muito produtivo. Recebemos e incorporamos várias ideias que antes não tínhamos conseguido observar internamente como uma me­lhoria para o nosso processo”, conta.

Number of views (2111)/Comments (0)