ArcelorMittal Tubarão - Inspeção de Manutenção com PDAs

Categories: Casos de Sucesso, Fábrica de Software, Computação Móvel
ArcelorMittal Tubarão - Inspeção de Manutenção com PDAs

VISÃO GERAL

Empresa
CST – ArcelorMittal Tubarão

Área de Negócios
Indústria – Siderurgia
 
Web Site
http://www.cst.com.br/index.asp

 

SOLUÇÃO VIXTEAM

Desenvolver a automação do sistema, com a utilização de PDAs (computadores móveis).

 A CST, maior produtora mundial de semiacabados de aço, foi constituída em junho de 1976, como uma joint-venture de controle estatal, com a participação minoritária dos grupos Kawasaki, do Japão, e Ilva (ex-Finsider), da Itália. Porém a sua operação começou em novembro de 1983. Nesse período, a CST criou e consolidou sua liderança no mercado, passando por profundas transformações, intensificadas após a privatização em 1992. A partir daí, a Companhia passou a ser controlada por grupos nacionais e estrangeiros.

 Com um programa de investimentos na ordem de US$ 1,8 bilhão até 2002, voltado especialmente para atualização tecnológica, a CST vem aumentando e enobrecendo o seu mix de produção, além de realizar melhorias operacionais e ambientais. A Companhia diversificou a sua produção, em 2002, com a implantação de um Laminador de Tiras a Quente (LTQ), que incorpora a mais avançada tecnologia disponível no mercado. Já em 2004, a CST consolida a otimização da sua produção para 5 milhões de toneladas/ano (placas e bobinas), com a finalização da montagem da Central Termelétrica 4 (CTE 4), o que garante também a autossuficiência energética da CST, mesmo com a operação do LTQ.

 Em outubro de 2005 é criada a Arcelor Brasil. Resultado da união da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira, da CST e da Vega do Sul, a Arcelor Brasil já nasce como um dos maiores grupos industriais do Brasil e com capacidade anual de produção de 11 milhões de toneladas de aço. No mesmo ritmo de crescimento, a CST alcançou a Certificação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde de acordo com a Norma OHSAS 18001.
Em Junho de 2006, a Arcelor e suas subsidiárias passaram a fazer parte do grupo ArcelorMittal, como consequência da fusão entre a Arcelor e a Mittal.

 

DESAFIO

A Companhia Siderúrgica de Tubarão conta com inúmeros equipamentos de grande porte que precisam passar por manutenções permanentes. Toda a inspeção era realizada por profissionais que levantavam as informações e a inseriam em planilhas de papel, para depois inseri-las em planilhas de Excel. Como eram muitas inspeções em locais diferentes, alguns números se perdiam ou não eram integrados as inspeções anteriores.

SOLUÇÃO

A Vixteam desenvolveu a automação do sistema, com a utilização de PDAs (computadores móveis). Utilizando coletores de dados, os inspetores substituíram as planilhas de papel por um sistema 100% informatizado, que fornece a rota de inspeção, os itens a serem analisados, os históricos das análises e as tendências funcionais de cada máquina.

BENEFÍCIOS

Proporcionar maior segurança na inspeção das máquinas, com integração dos dados de todas as inspeções, assim gerando agilidade e qualidade nas tarefas de campos dos inspetores. 

 

Number of views (3276)/Comments (0)