ArcelorMittal Tubarão – Projeto de Expansão

Categories: Casos de Sucesso, Sistemas, Sistemas Industriais
ArcelorMittal Tubarão – Projeto de Expansão

VISÃO GERAL                                                

Empresa
CST – ArcelorMittal Tubarão

Área de Negócios
Indústria – Siderurgia (produção de aço)
 
Web Site
http://www.cst.com.br/index.asp

 

SOLUÇÃO VIXTEAM

 A Vixteam Consultoria & Sistemas foi responsável pela evolução do CPCS-MES, incluindo os sistemas de controle de produção de placas e bobinas.

 

 A ArcelorMittal Tubarão (antiga CST), líder mundial no mercado de placas de aço, é responsável por cerca de 20% da oferta global do produto. Com a consolidação do processo de integração entre os Grupos Arcelor e Mittal, concluído em julho de 2007, a ArcelorMittal Tubarão fortaleceu ainda mais sua posição no cenário mundial, configurando-se como braço estratégico da ArcelorMittal Brasil no segmento de aços planos de alta qualidade, na forma de placas e bobinas a quente.

 

DESAFIO

 Com a implantação do Laminador de Tiras a Quente (LTQ), a exportação de placas de aço foi reduzida em cerca de 2 milhões de toneladas. A Arcelor Mittal Tubarão optou por aumentar a capacidade instalada da empresa de 5 para 7,5 milhões de toneladas de aço por ano para retomar o mercado internacional de placas de aço.
 Como fez parte do projeto de expansão a instalação de novos equipamentos (terceiro Alto-Forno, terceiro Convertedor, entre outros) os sistemas responsáveis pelo controle da produção e decisão de otimização do processo foram evoluídos para reconhecer e se comunicar com essas novas máquinas.
 A Vixteam Consultoria & Sistemas foi responsável pela evolução do CPCS-MES, incluindo os sistemas de controle de produção de placas e bobinas.

 

SOLUÇÃO

 

Como o sistema de controle de produção de bobinas havia sido desenvolvido em 2001, a ArcelorMittal Tubarão decidiu por modernização o seu CPCS-MES.
 Os sistemas de entrada de pedidos e controle de análises de consultas de vendas de placas foram totalmente re-desenvolvidos, pela Vixteam. A partir de então o processo de registro de pedidos de produção foram agilizados e simplificados.
 Outros pontos que podem ser destacados:
- Criação de novas consultas de Acompanhamento de Produção para monitoramento dos materiais a serem produzidos nas novas máquinas;
- Inclusão de processo de Soft Reduction (novo tratamento no aço para diminuir as bolhas) que é feito apenas na nova máquina de Lingotamento Contínuo;
- Interface de troca de receitas, instruções e resultados com as máquinas de processos.

 

BENEFÍCIOS

- Aumento da capacidade de produção;
- Modernização dos sistemas do controle de produção MES-CPCS Placa e Bobina;
- Otimização das rotas de produção dos materiais;
- Geração automatic de mistura de padrões para otimização da produção.

 

SISTEMAS ENVOLVIDOS


- Aceite de Pedido de Bobinas
- Aceite de Pedido de Placas
- Estudo de Viabilidade de Produção de Placas
- Sistema de Programação do LTQ
- Módulo de Integração CPCS-MES X Computadores de Controle
- Acompanhamento de Produção
- Planejamento Mensal de Produção
- Sistema de Padronização de Placas

 


Number of views (4756)/Comments (0)