ArcelorMittal Tubarão – Integração de Sistemas

Categories: Casos de Sucesso, Sistemas, Sistemas Industriais
ArcelorMittal Tubarão – Integração de Sistemas

VISÃO GERAL                                                    

Empresa
CST – ArcelorMittal Tubarão

Área de Negócios
Indústria – Siderurgia (produção de aço)

Web Site
http://www.cst.com.br/index.asp

 

SOLUÇÃO VIXTEAM

 Com o objetivo de aperfeiçoar o processo de amostragem de bobinas para análise, a ArcelorMittal Tubarão decidiu mudar o processo de coleta de amostragem.

 

   A ArcelorMittal Tubarão (antiga CST), líder mundial no mercado de placas de aço, é responsável por cerca de 20% da oferta global do produto. Com a consolidação do processo de integração entre os Grupos Arcelor e Mittal, concluído em julho de 2007, a ArcelorMittal Tubarão fortaleceu ainda mais sua posição no cenário mundial, configurando-se como braço estratégico da ArcelorMittal Brasil no segmento de aços planos de alta qualidade, na forma de placas e bobinas a quente.

DESAFIO


 Com o objetivo de aperfeiçoar o processo de amostragem de bobinas para análise, a ArcelorMittal Tubarão decidiu mudar o processo de coleta de amostragem. E para diminuir a perda de produtos, foi necessário reformulação de todo o processo de integração do sistema de produção de bobinas com o laboratório de análise.
O controle de amostragem de bobinas por pedido fazia com que materiais de pedidos diferentes, mas com as mesmas características por fazer parte do mesmo processo de produção fossem amostrados sem necessidade. Isso não era necessário já que o resultado de uma bobina reflete a situação das demais, da mesma corrida.

 

SOLUÇÃO

 

 

 As manutenções efetuadas nos Sistemas de Controle de Produção de Bobinas (CPCS-LTQ) resultaram no controle das análises química dos produtos por corrida. Assim, uma única amostra e resultado por corrida representaria todas as bobinas da corrida, independente dos pedidos de origem.

 

Foi criada uma integração automatizada entre o LIMS e o QM. Esta integração garantiu a análise dos materiais da corrida, independente das mudanças que possam ocorrer na corrida – troca de materiais.

 

Ainda, passaram a ser enviadas para o laboratório as características esperadas para os materiais. Assim, o analista do laboratório possui de forma práticas as referências que devem ser buscadas na análise.

 

Caso o analista do laboratório julgue necessário, pode adicionar novas validações que são enviadas para estudo do departamento de qualidade.

 

 

BENEFÍCIOS

- Diminuição das perdas de materiais retirados para amostragem
- Maior segurança na qualidade dos materiais produzidos e analisados
- Integração entre as informações do LIMS e QM

SISTEMAS ENVOLVIDOS


- Aceite de Pedido de Bobinas
- Programação e Instrução de Bobinas
- Julgamento de Inspeção
- Inspeção de Bobinas (Coletor de dados)
- Julgamento de Despacho de BQ
- Controle de Certificado de Qualidade e Garantia de Bobinas
- Módulo de Integração CPCS-MES X Computadores de Controle
- Sistema de Laboratório de Análises


 

 

 

Number of views (4087)/Comments (0)