ArcelorMittal Tubarão - Administração de Ambiente BI

Categories: Casos de Sucesso, Sistemas, Consultoria
ArcelorMittal Tubarão - Administração de Ambiente BI
VISÃO GERAL       

                                           

Empresa

CST – ArcelorMittal Tubarão

Área de Negócios
Indústria – Siderurgia
 
Web Site
http://www.cst.com.br/index.asp

 

SOLUÇÃO VIXTEAM

Desenvolver uma série de padrões e políticas para melhor governança do ambiente.

 

 A CST, maior produtora mundial de semiacabados de aço, foi constituída em junho de 1976, como uma joint-venture de controle estatal, com a participação minoritária dos grupos Kawasaki, do Japão, e Ilva (ex-Finsider), da Itália. Porém a sua operação começou em novembro de 1983. Nesse período, a CST criou e consolidou sua liderança no mercado, passando por profundas transformações, intensificadas após a privatização em 1992. A partir daí, a Companhia passou a ser controlada por grupos nacionais e estrangeiros.

 Com um programa de investimentos na ordem de US$ 1,8 bilhão até 2002, voltado especialmente para atualização tecnológica, a CST vem aumentando e enobrecendo o seu mix de produção, além de realizar melhorias operacionais e ambientais. A Companhia diversificou a sua produção, em 2002, com a implantação de um Laminador de Tiras a Quente (LTQ), que incorpora a mais avançada tecnologia disponível no mercado. Já em 2004, a CST consolida a otimização da sua produção para 5 milhões de toneladas/ano (placas e bobinas), com a finalização da montagem da Central Termelétrica 4 (CTE 4), o que garante também a autossuficiência energética da CST, mesmo com a operação do LTQ.

 Em outubro de 2005 é criada a Arcelor Brasil. Resultado da união da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira, da CST e da Vega do Sul, a Arcelor Brasil já nasce como um dos maiores grupos industriais do Brasil e com capacidade anual de produção de 11 milhões de toneladas de aço. No mesmo ritmo de crescimento, a CST alcançou a Certificação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde de acordo com a Norma OHSAS 18001.
Em Junho de 2006, a Arcelor e suas subsidiárias passaram a fazer parte do grupo ArcelorMittal, como consequência da fusão entre a Arcelor e a Mittal.

 

DESAFIO


 Integrante do maior grupo de empresas siderúrgicas da América Latina, a Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), é a maior produtora mundial de semiacabados de aço. É responsável por, aproximadamente, 15% da produção nacional de aço, ocupando a terceira posição entre as produtoras brasileiras e, dentre as maiores exportadoras do País, ocupa a 11º posição. Com quase 4.000 empregados, responsável por 14% do volume global comercializado de placadas de aço.
 Com a aquisição do pacote EPM (Enterprise Performance Management) da Peoplesoft para suportar a plataforma de BI, que também contava com a tecnologia Informática Power Mart, MicroStrategy e Cognos Power Play, foi necessário a definição de padrões e políticas voltadas para o processo de desenvolvimento, testes e migração dos módulos de BI a serem desenvolvidos e evoluídos. A escassez de recursos especializados na plataforma era uma dificuldade, ampliando a complexidade e risco do projeto.


SOLUÇÃO

 A BISS se especializou na plataforma utilizada e desenvolveu uma série de padrões e políticas para melhor governança do ambiente contribuindo não apenas com a organização e segurança do ambiente, mas servindo como braço de apoio nas homologações e implantações dos diversos DataMarts com consultoria às equipes de desenvolvimento.


BENEFÍCIOS

· Maior controle dos ambientes;
· Direitos e responsabilidades definidos em cada um dos ambientes;
· Padronização do desenvolvimento de BI;
· Padronização das rotinas de migração entre os ambientes;
· Autenticação LDAP dos usuários implantados;
· Facilidade de Auditoria no Microstrategy através da implantação do enterprise;
· Manager com Análises Customizadas;

FERRAMENTAS ENVOLVIDAS
 
· PeopleTools;
· EPM Peoplesoft;
· Power Designer;
· Informatica Power Mart;
· Cognos Power Play;
· Microstrategy;
· BAM;

Number of views (2960)/Comments (0)